sábado, 24 de março de 2007

Cara e Sofisticada

Quer encontrar em segundos qualquer arquivo em seu computador? Poupe tempo e estresse. Existem programas para esse trabalho, e de graça. Há mais de três anos procuro compartilhar essa facilidade com os colegas, entretanto, alguns preferem humilhar o computador, utilizando-o tão-somente como máquina de escrever cara e sofisticada.


Para localizar um arquivo de 2003, ou da semana passada, com alegações finais do réu Pantaleão, apenas digito “alegações finais” (entre aspas), parte da palavra, ou toda a palavra, Pantaleão (sem aspas) e, se for o caso, 2003 (sem aspas). Todos os arquivos em que essas três expressões coexistirem serão exibidos, entre os quais, aquele que procuro. Incluindo mais palavras, inteiras ou não, a pesquisa será refinada até o ponto que interessar. Ao digitar uma expressão entre aspas [“laudo de exame cadavérico”], a pesquisa retornará apenas com os resultados que a contenham. Se suprimir as aspas [laudo exame cadavérico], o resultado incluirá todos os arquivos com essas palavras.


Prefiro o Copernic Desktop Search (CDS), mas existem outras opções de programas: Google Desktop Search (GDS), Windows Desktop Search ( WDS).


Do site Superdownloads, sobre o Copernic:
"Sistema completo de busca para desktop capaz de localizar a informação que você precisa em seus documentos, e-mails, arquivos anexados, PDF, documentos do Office, histórico do navegador, arquivos de áudio e vídeo, etc, de forma extremamente rápida. Na primeira vez que é executado ele cria um índice de tudo que existe em seu HD para acelerar a busca e sempre que é criado um documento ou é recebido um e-mail esse índice é atualizado automaticamente, além de tudo isso, consume poucos recursos da máquina. Roda em Windows 98, Windows NT, Windows 2000, Windows Millenium, Windows XP."


Do site Baixaki:
“Copernic Desktop Search é um novo mecanismo de busca, permitindo pesquisas instantâneas por arquivos, e-mails e anexos armazenados em qualquer lugar do seu disco rígido. O aplicativo executa uma busca por documentos do Microsoft Word, Excel e PowerPoint, arquivos PDF, músicas, imagens e vídeos, contatos, histórico do navegador e Favoritos. Ele conta com um recurso de pré-visualização para facilitar suas pesquisas. É muito bom porque todos os termos procurados são destacados dentro do arquivo.”


O Copernic Desktop Search está disponível em inglês, espanhol, francês e alemão. Baixe-o pela internet e instale-o em seu computador. É rápido e intuitivo. Escolha sua opção aqui. Se tiver dúvida, pode me ligar, pois será um prazer ajudar (98)8138-4716, 3248-1682, ou (99)3556-1126. Depois de instalado, abra o programa para que ele possa fazer um índice com seus arquivos, enquanto você trabalha normalmente.


A tela do programa é dividida em três áreas principais. Bem no alto à esquerda, a linha de pesquisa (Search), onde são digitadas as expressões de busca. À direita, na metade superior, aparece o resultado da pesquisa, com opções de exibição por pasta (Folder), data (Date) etc. Melhor por data. Na metade inferior é exibida a pré-visualização do arquivo (Preview) quando se clica uma vez no nome dele na parte superior. Os termos da pesquisa são destacados em cores diferentes na pré-visualização. Se o arquivo for uma música, será mostrado um pequeno tocador e ela poderá será executada. Clicando duas vezes, o arquivo será aberto.


Quem já utiliza um programa de busca no desktop poderia deixar um comentário para incentivar os mais refratários à tecnologia.


2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, caó Juarez: mais uma aula sua em oportuna hora. Obrigado!

Anônimo disse...

Utilizo o copernic em meu computador há cerca de um ano e foi a melhor ferramenta de busca interna que já utilizei. MInhas buscas ficaram muito mais rápidas e precisas.