segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Cangurismo nunca mais!


A última sessão do Conselho (21/09) ganhou em decoro. Não se sabe se premido pela proximidade das eleições, ou porque a promoção em tela juntava a fome com a vontade de comer. Mas, foi bom ouvir: “Voto em Pablo, Reginaldo e Joaquim. São três bons promotores. São os três mais antigos, e eu respeito a lista de antiguidade”. [O conselheiro Bentes escolheu apenas um candidato, justificando que só vota em quem está no quinto]. Respirou-se um clima de apreço à isonomia.

Aplauso. Mais um passo para extirpar o voto desonroso que alimenta promotores cangurus. Resta saber se os conselheiros vão manter essa sobriedade ou se haverá ainda alguma indignidade a cometer na ressaca eleitoral, antes de fechar o mandato. É bom ficar de olho, pois “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.

O que leva um promotor a ir de gabinete em gabinete pedir a conselheiros que passem a perna nos colegas à sua frente? O que leva um conselheiro a sucumbir, esquecendo que foi votado por dezenas para exercer um mandato em favor de todos? O que leva um conselheiro a “fazer a cabeça” dos outros, para derrubar promotores que estão adiante de um afilhado ou parente?

A ambição, a mesquinhez, a soberba, a manipulação do poder, o desrespeito. Pior, empavonam-se com ares de virtude e se enchem de achaques quando flagradas suas tramóias.

Queremos sepultar esses tempos, expungir a indignidade. O quanto antes melhor. Torcemos para que o Conselho não se afaste da boa senda agora iniciada, pois já estão em pauta novas remoções e promoções.

O Ministério Público precisa praticar a justiça intramuros, dar exemplo bom, para renascer mais respeitado, com o fim do cangurismo.
.

Nenhum comentário: