segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Um sonho


Francisco vai a Brasília. Dizem. A vida dos filhos Promoção e Merecimento é o motivo. Far-se-á perante o Conselho Nacional.


O filme é de 2005. Baseia-se na vida dos cantores Zezé di Camargo e Luciano. Dirigido por Breno Silveira, foi visto por mais de 5 milhões de espectadores. O pai, Francisco Camargo, um lavrador do interior do Goiás, cuida de um sonho quase impossível: transformar dois de seus nove filhos numa dupla sertaneja.


O que dirá aos conselheiros?


Que ao longo dos anos, por esse Brasil afora, incontáveis promoções por merecimento solidificaram um espetáculo asqueroso de fisiologismo e injustiças, entronizando o beija-mão e servindo aos interesses de uma manhosa hipocrisia.


Que, enquanto os movidos pela boa-fé punham seus nomes na bandeja dos inscritos, os que “mereciam” as vagas se saciavam na cuia dos conchavos.


Que tanto e assim e muito mais se fez que houve de surgir um órgão de controle nacional para tentar um basta à burla.


Que ainda sobrevivem resquícios, vicejam recaídas, choram as viúvas do “ancien régime” a falta de saliva no dorso das mãos, as romarias de gabinetes, as reverências servis, os elogios ocos, os sorrisos de submissão, a dívida eterna.


Os filhos de Francisco fizeram por alcançar o merecimento do sucesso. Desde crianças a dedicação ao sonho do pai; dificuldades vencidas com persistência; suor e lágrimas para alcançar um brilho entre as estrelas.


Francisco sabe.


Que muita gente boa foi preterida porque não se enquadrava nas cotas de parentes e protegidos.


Que ser justo é mais que agradar um afilhado, um filho ou seus padrinhos.


Que quem está há 7, 5 ou 2 anos na estrada pode ter um diferencial positivo em relação a quem está há dois meses ou dois dias, porque o critério de justiça não brota da tinta fosca da lei, mas do vermelho vivo da alma que não se empanturra de inércia.


Francisco teve nove filhos. Com dois deles escreveu uma trilha de sucesso que alimenta uma legião de fãs.


Francisco poderia escrever trilha melhor com os filhos Merecimento e Justiça e alimentar de esperanças o sangue de uma nova geração.


Qual seria o sonho de Francisco? Isso pode fazer a diferença.
.

Nenhum comentário: