quarta-feira, 12 de março de 2008

Primeiro debate


Dia 31/03, segunda-feira, às 9 horas.

Estamos agendando essa data para o primeiro debate com os pré-candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, na eleição do próximo dia 12 de maio.

A idéia é trazer para dentro da instituição aquilo que o Ministério Público recomenda que faz bem lá fora: participação ativa do eleitor, análise dos problemas a enfrentar, questionamento das soluções imaginadas ou prometidas, confronto entre os autores das propostas formuladas, comprometimento público dos candidatos, voto consciente.

Nada disso é ilegal, imoral ou engorda. Às vezes assusta a quem prefira cartas marcadas, conveniências e certos aplausos. Nada além do óbvio.

Mas democracia não é um decreto ou um estado de espírito (tipo: "claro que sou a favor da democracia, sempre fui democrata; só não gosto de participar dessas coisas, aliás detesto reunião, acho perda de tempo debater, criticar, apoiar; mas no dia da eleição vou lá e pronto"). A democracia só se fortalece com a maturidade dos envolvidos no processo. Não é estática. Exige sempre mais, porque sempre pode ser melhorada.

Por isso, queremos idéias de todos os colegas (eleitores e pré-candidatos) para formatação e conteúdo dos debates. Suas sugestões podem ser encaminhadas para o email oparquet.ma@gmail.com E serão muito bem vindas.
.

Nenhum comentário: