quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pessoas


Relações interpessoais. Para muitos, a verdadeira corda bamba. Amizades se solidificam ou esmaecem. Inimizades se tornam viscerais. O outro quase nunca tem razão. É ótica aplicada. Terreno para prolíficas tricas e futricas. Ainda mais no ambiente de trabalho, sob a escadaria do poder, com pouca ou muita hierarquia, há de tudo: jogos infantis (ficar de mal), jogos adultos (vais ver), assédio sexual (o cargo, se), assédio moral (lá, caladinho), cumplicidade (lava a outra), enquadrilhamento (nosso percentual) etc.

Apesar da ciência administrativa, poucas instituições se aparelham para prevenir conflitos internos, ou podar suas más consequências, seja no modesto Colégio de Procuradores ou no insigne pleno do STF, no setor de cirurgia torácica do Hospital Geral de Minas ou no Posto Médico de Arerengaua. É um deixa rolar que sempre arrebenta do lado do mais fraco. Depois, os bombeiros lamentam o que deveria ter sido feito.

O SINDSEMP (Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão) protocolou (17/09) na Procuradoria Geral de Justiça o Pedido de Providências 7044AD/2010, em que solicita a instauração de procedimento para apurar eventuais atos de assédio moral que teriam sido praticados pelo colega Ossian Bezerra Pinho Filho em relação à servidora Magda Kelly Lima Queiroz, da Promotoria de Carutapera. O texto integral da representação foi publicado no Blog do Itevaldo. Sobre assédio moral, veja cartilha.

Nenhum comentário: