terça-feira, 17 de maio de 2011

Pela demissão

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nesta terça-feira (17/05), se manifestou pela demissão aos promotores de Justiça Deborah Guerner e Leonardo Bandarra, do Distrito Federal. É o resultado do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) 1515/2009-73, que investigou o envolvimento dos dois promotores nos fatos relacionados à "Operação Caixa de Pandora".

Por nove votos a um, o Conselho entendeu que o caso reclama a demissão de Guerner e Bandarra por exigência de vantagem indevida a José Roberto Arruda, ex-governador do DF, e pelo vazamento de informações sigilosas da Operação Megabyte a Durval Barbosa, operador do esquema conhecido como “mensalão do DEM”. Os dois promotores também serão suspensos por 60 dias, por terem usado meios ilícitos para retirar de blog matéria desfavorável a ambos. Por ter conduzido tratativas indevidas com o Governo do Distrito Federal, Leonardo Bandarra receberá pena de suspensão por mais 90 dias, totalizando 150 dias. A decisão do Plenário seguiu parecer do relator do caso, conselheiro Luiz Moreira. (Leia o voto do relator)

[..] Agora, o processo irá ao Procurador-geral da República, para propositura de ação civil para perda de cargo de Deborah Guerner e Leonardo Bandarra, na Justiça Federal de primeira instância. As penas de suspensão começam a valer a partir da publicação da decisão de hoje no Diário da Justiça.

Fonte: CNMP


Nenhum comentário: