segunda-feira, 27 de junho de 2011

Respeito

Do blog do colega José Márcio, colhemos a informação de que ele e os colegas Francisco Fernando e Joaquim Júnior pretendem colocar seus nomes para a composição do Conselho Fiscal da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM.

Embora a eleição só venha no final do ano, as várias articulações caminham a passos largos. O caminho que eles desejam percorrer foi sinalizado. E muito bem sinalizado, com uma carta de propósitos, que fazemos questão de reproduzir, abaixo.

Para além da disputa objetiva, vislumbramos em seu conteúdo, o desejo de criar espaço e postura
para a prática política da maturidade; que, sem negar divergências, construa a convergência dos valores que podem nos identificar enquanto instituição democrática exemplar.

Nossos votos de boa sorte!

"Colegas,

É claro que os debates de ideias são sempre bem-vindos e necessários para oxigenar qualquer organização social. Contudo, quando os discursos atingem as raias da paixão, os malefícios são inevitáveis.

Nos últimos anos, o sectarismo político dentro do Ministério Público do Maranhão tem aberto barreiras entre nós, o que gera enorme risco de enfraquecimento institucional. O fervor dos discursos contrapostos tem inaugurado dissensos que retiram o foco do que é primordial: a união em prol da sociedade maranhense.

Nesse torvelinho de emoções, muitos de nós, porque envoltos na disputa apaixonada, não conseguimos sequer perceber (ou reconhecer) que existem grandiosos valores em ambos os lados dessa celeuma fratricida. Urge, desta forma, que os programas e diretrizes sobreponham-se à política institucional.

Sim, precisamos desse reconhecimento de valores para inaugurarmos um jeito novo de fazer política no Ministério Público do Maranhão. É preciso que se atravessem as campanhas com elegância nos debates e sem rancores no coração. Ademais, passado o pleito, não importando quem tenha obtido êxito, é preciso que todos nos unamos em atividades organizadas e permanentes de natureza institucional, para oferecermos bons serviços e ocuparmos nossos espaços com excelência no desempenho das nossas funções.

Longe de nos recolhermos à acomodação dos nossos mundos ministeriais, é preciso confrontar esse modelo de política fragmentária que assola nossa instituição com uma proposta de unidade em torno do que é de nossa natureza, fortalecendo no Maranhão uma atuação em sintonia com nossos princípios institucionais.

Com esse desiderato e após ouvir sugestões e compartilhar algumas ideias com alguns colegas, decidimos submeter nossos nomes à apreciação do eleitorado do Ministério Público maranhense nas próximas eleições para a nossa associação de classe (AMPEM).

Seremos candidatos ao Conselho Fiscal. Nossa identidade de propósitos converge para a formação de uma chapa que, além da unidade, propõe trabalhar sobre dois pilares: austeridade e transparência fiscal. Além do exercício da fiscalização das contas do(a) futuro(a) Presidente da AMPEM, propomos inaugurar uma atuação mais proativa, com posturas de caráter preventivo e independência na análise das contas.

A esse propósito, de já informamos que entendemos que uma candidatura para o Conselho Fiscal não se coaduna eticamente com apoios de e para candidatos à Diretoria. Assim, aceitamos o apoio e a adesão espontânea de qualquer colega, independente de sua escolha política dentro da instituição, mas declaramos nesta oportunidade que não apoiaremos candidaturas. Mas manteremos o respeito em relação a elas, inclusive às que eventualmente concorram conosco, sempre com o compromisso de abordagens éticas, sem ataques pessoais e longe de posturas que signifiquem adotar o vale-tudo pelo voto.

Desejamos boa sorte aos candidatos à Presidência e que o vencedor contribua para o engrandecimento da nossa entidade de classe e para o fortalecimento de nossos desafios institucionais.

Oportunamente, compartilharemos com os colegas o detalhamento das nossas propostas.

Cordialmente,

Francisco Fernando de Morais Meneses Filho, Promotor de Justiça de Pastos Bons
Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, Promotor de Justiça de Santa Luzia
José Márcio Maia Alves, Promotor de Justiça de Barreirinhas."

Nenhum comentário: