segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quem é você?


Daqui a 21 dias, em 03/10/11, haverá eleição para o Conselho Superior do Ministério Público. Candidatos encaminham cartas, disparam telefonemas, emails e mensagens pelo celular; engatilham conversas, tudo conforme o figurino. Uns e outros no estilo "vote em mim que eu sou...". Nada de propostas. Um vazio. É a prática do voto de amizade, voto de simpatia, sem tirar nem por; do mesmo tipo que aliena nosso povo lá fora. Dá um desespero!

O colega José Márcio Maia Alves sonha com um procedimento diferente: “Votar é algo mágico! Nunca entrei em uma cabine de votação sem acreditar sinceramente que estava fazendo a melhor escolha, até quando me decepcionei depois com meus escolhidos. Mas acho que a escolha deve ser construída. A simpatia afaga o coração, mas pode não ser uma boa conselheira na hora da escolha. Quando as duas se unem é ótimo, mas o que importa é ser convencido com o melhor propósito e o melhor exemplo. Se o candidato já tem passado político, sua história também deve ser levada em consideração. Não acerca do que é, do que foi e acerca das distinções que recebeu, mas “o que fez” quando esteve em cargo político. Precisamos contagiar os colegas para essas questões. Eu sou um observador político muito atento e quero que meus colegas também sejam porque só assim poderemos evoluir enquanto conjunto.”

O colega Marco Antonio Santos Amorim provoca : "O Promotor de Justiça que, por sua condição, deveria ser um eleitor privilegiado, esclarecido, lamentavelmente por vezes acaba fazendo suas escolhas por motivos capazes de fazer corar o mais humilde e necessitado cidadão em época de eleição. Raciocinar objetivamente, sem mágoa, sem paixões, será o grande desafio da classe nos agitados dias que se aproximam." 

Em 2009, para a eleição do Conselho houve um debate. Tomara.

Confira as cartas dos candidatos. Sim, os candidatos; e que tipo de eleitor é você?

Nenhum comentário: