terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Postura


Do Blog do José Márcio, o texto de Francisco Fernando de Morais Meneses Filho, sob o título “É hora de comemorar!”:

“Toda empreitada que envolve aspirações nobres deve ser comemorada com desmesurada alegria, notadamente quando se assiste, radiante, ao êxito da jornada.

Há cerca de seis meses, quando fui convidado pelos então colegas (e hoje, irmãos) Joaquim e José Márcio, para candidatar-me ao Conselho Fiscal, fui tomado de surpresa. É que, conquanto admire e aplauda a genuína política, jamais imaginara concorrer a qualquer cargo na AMPEM. O excesso de trabalho na comarca, a distância da capital (Pastos Bons dista cerca de 550 Km de São Luís) e a necessidade de estar em Floriano-PI (a 650 Km da PGJ) com a família nos finais de semana eram fatores que emergiam como primeiros obstáculos. Não obstante isso, a empolgação dos companheiros e as maravilhas do mundo virtual permitiram-me aceitar o desafio e ingressar ativamente na campanha.

As ideias centrais de nossas propostas foram, rápida e quase intuitivamente, formadas e organizadas. Elas partiam de um desejo de dar uma contribuição nova ao Conselho Fiscal e, para tanto, deveríamos lançar três candidaturas desvinculadas de qualquer campanha para a diretoria. Não que a ligação a uma chapa impedisse um bom trabalho fiscalizador, mas é que uma autonomia, na origem, inauguraria uma postura nova na atividade desse importantíssimo órgão associativo. Além disso, outros posicionamentos de vanguarda se nos afiguraram importantes. Assim, impelidos pelas bandeiras da austeridade e da transparência, lançamo-nos na corrida pela proatividade do Conselho Fiscal.

A campanha foi maravilhosa, com grande apoio a nossas ideias. Ademais, tivemos, como nossos concorrentes, dois admiráveis amigos – Cláudio e Adélia.

Finda a eleição, só temos a comemorar (TODOS NÓS).

Após o exercício da democracia, e tendo à frente da disputa dois valorosos promotores, foi eleito José Augusto Cutrim.

No que tange ao Conselho Fiscal, Joaquim e José Márcio deles farão parte, assegurando a implementação de nossas bandeiras. Além disso, teremos aí um terceiro e maravilhoso integrante: Cláudio Rebelo – esse amigo, a quem, há cerca de quatorze anos, admiro pela alegria, pela disponibilidade, pelo carisma e pela competência. Assim o digo porque, seja como ex-colega Delegado de Polícia, seja como contínuo espectador ministerial, conheço seu trabalho e sua incansável dedicação.

Aproveito o ensejo, para agradecer também à colega Adélia por ter abrilhantado a corrida por uma vaga ao Conselho Fiscal. E, principalmente, agradeço muitíssimo, aos cento e trinta e dois colegas que em mim depositaram a confiança.

Não tenham dúvidas! É hora de comemorar! A AMPEM dá mais um passo democrático e o Conselho Fiscal caminha, mais fortemente, na busca de seu aprimoramento e de sua fortaleza institucionais.”

3 comentários:

Joaquim Ribeiro de Souza Júnior disse...

Grande Juarez,

O colega Francisco Fernando é a combinação perfeita entre competência, humildade e caráter. Um verdadeiro gigante.

Grande abraço

José Márcio Maia Alves disse...

Parabéns a esse gigante que proporcionou a mim e a Joaquim um semestre intenso de convivência com verdadeiras lições de altruísmo e determinação à causa do MP. Está de parabéns pelo profissional e pelo ser humano que é.

sandro bíscaro disse...

Esta eleição me chamou atenção em dois pontos:
O primeiro é que percebemos que a principal via de transformação é a política e, portato, temos que dela participar, e com propostas honestas, compromissadas apenas com a classe e a sociedade, não com resultados eleitorais. Ou se ganha com conteúdo, ou não se ganha.
O segundo ponto consiste na adoção de comportamento maduro pós eleição. Acabou eleição, acabou qualquer disputa, e o futuro sucesso ou derrota não será dos que venceram ou perderam a eleição, mas da classe. Do contrário repetir-se-á o que mais se combateu. Isso não significa fugir dos enfrentamentos quando necessários e razoáveis.
Conheço Cutrin e tenho absoluta convicção de que fará uma administração proba, eficiente e equilibrada.
Agora, para mim, o grande lance da eleição mesmo, foi o lançamento dos líderes políticos embrionários Zé Márcio, Joaquim Jr e Francisco Fernando!
Anotem esses nomes nas capas de suas bíblias (para lembrar no futuro).
Salve, salve.
Forte abraço.
Sandro Bíscaro