sexta-feira, 23 de março de 2012

Gilberto Câmara - Carta


Colegas de Ministério Público,

Inicia-se o processo eleitoral que marca a sucessão do cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão para o biênio 2012/2014. Nesse importante momento para a nossa instituição, é hora de fazer uma intensa reflexão sobre as políticas institucionais e o estilo de gestão do Ministério Público timbira, quer em face de seus atores internos, quer sob o ângulo dos problemas vivenciados pelos cidadãos.

Não são poucas as insatisfações da nossa sociedade, destinatária das atividades ministeriais. Assim, torna-se de importância vital a identificação e a busca de soluções e alternativas para essas questões através da vivência democrática e do trabalho sempre combativo de todos os que compõem nosso Ministério Público.

Creio que somente com o engajamento de membros e servidores, devidamente valorizados e motivados, é que podemos enfrentar tão graves desafios. Acredito que uma nova realidade pode ser construída se a chefia do Ministério Público maranhense passar pelo natural processo de renovação. E renovar é propiciar o nascimento do novo.

É necessário que tenhamos a humildade de reconhecer nossos erros, como premissa para uma fase institucional evolutiva, marcada pela transparência, tratamento isonômico, eficiência e planejamento administrativo pragmático e exequível. Urge que nos livremos das vaidades e rivalidades, com objetivos e nortes comuns, de onde todos sairão vencedores, com o resgate da respeitabilidade da nossa instituição.

Pensando desta forma, e com o firme propósito de contribuir, aos 40 anos de idade, quinze deles intensamente dedicados ao Ministério Público como Promotor de Justiça, apresento minha candidatura ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, ciente de que esta fase de minha vida conjuga dois fatores relevantes: a plenitude da força de trabalho e a soma de experiências colhidas nas várias Promotorias de Justiça em que atuei, com ações caracterizadas por marcante compromisso social.

Proponho aos colegas uma cogestão dos nossos caminhos institucionais. Um olhar ético e comprometido. A responsabilidade social que nosso cargo impõe, e muito trabalho, repleto de autoestima e entusiasmo.

Esperando ser merecedor de seu voto de confiança, coloco-me à sua disposição para receber propostas no email gilbertocamarajunior@ gmail.com, ou então, querendo um contato mais direto, terei grande satisfação em atendê-lo(a) pelos telefones (99) 9984-2232 ou (98) 8181-7351.

Até breve,
Gilberto Câmara França Junior
Promotor de Justiça

Nenhum comentário: