sábado, 1 de setembro de 2012

Talvez, quem sabe, um dia

Um comentário:

Luis Fernando Cabral Barreto Júnior disse...

Prezado colega Juarez Medeiros,

A proposito da sua postagem "Talvez, quem sabe, um dia" onde sugere a realização de uma campanha contra as queimadas, informo-lhe que isso foi tentado junto aos Promotores de Justiça por mais de uma vez, sendo que na reunião ocorrida em 22.10.2012 no auditório das Promotorias de Justiça, para a qual todos os Promotores de Justiça receberam o anexo ofício circular, tivemos a presença do IBAMA e do Coordenador do Prevfogo (programa do IBAMA que realiza essa campanha inclusive com as brigadas de incêndios florestais) e tal tema foi tratado como proposta de atuação conjunta.

Infelizmente, não houve interesse dos presentes sobre esse tema, o qual inclui monitoramento via satélite pelo IBAMA, e do qual sabe-se quais são os municípios com maior incidência. Acredito que tenhas participado, embora não me recorde de sua presença.

Aliás, os relatórios do Prevfogo, e a identificação das brigadas, encaminhados ao CAOUMA, foram repassados às Promotorias de Justiça onde detectados os incêndios e  as queimadas, conforme os anexos ofícios.
O tema é relevante e para que se saiba como está gravíssima a situação, sugiro a visita à seguinte página http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas/. Nesse endereço poderás consultar os estados e municípios brasileiros, inclusive Mirador, que desde 2006 está inserido nas áreas de risco crítico e que abriga o Parque Estadual do Mirador, unidade de conservação de proteção integral, infelizmente ainda não demarcada e implantada, demandando a aplicação da lei nº9.9985/2000 através de ações que você tem se dedicado em propor.

Embora tenhas postado o tema sem a cordialidade de nos perguntar antes o que já foi feito no MP, solicito que publiques esta mensagem.

Cordialmente,
Luis Fernando Cabral Barreto Junior, Coordenador do CAOUMA.