sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cláudia Maria Costa Gonçalves

Aos bons mestres, dívida eterna. Desses que nos enlevam. Mais que conhecimento, repartem o espírito, plantam. Deles nos socorreremos em nossas idas ao passado, e os lembraremos ao futuro, como se fossem imortais.

Em 1992, após doze anos, reiniciava o curso de Direito na Universidade Federal do Maranhão, quando fui aluno de Cláudia Maria Costa Gonçalves, em Teoria Geral do Estado. Conhecimento sem afetação. Responsabilidade. Respeito. Fazia diferença.

Reencontrei-a dia 15/12, para revigorar meu encantamento, expositora num painel do Simpósio do Ministério Público. O colega ao lado, mais moço, deu ênfase: “A melhor professora que tive.”

Procurei-a ao final, para um cumprimento. “Seu nome esteve muitas vezes em casa, neste ano.” Ao seu olhar, completei, “Minha filha foi sua aluna”.

Faz diferença numa universidade onde outros “professores” servem à chacota porque se especializam em dar bolo, sem a menor cerimônia.

Um comentário:

Carlos Menezes disse...

Juarez,
Solidarizo-me com você pois, como aluno da turma do início de 1988 da UFMA, reconheço que poucos professores efetivamente marcaram minha trajetória, ainda que por diversas razões...
Uma delas foi minha professora de TGE, da qual só recordo o primeiro nome, e que, em 1989, marcou por me confundir com mais um dos alunos ausentes, e, com a sensibilidade de um animal selvagem, acabou por me prejudicar nas avaliações, a despeito do atestado médico por doença infecto-contagiosa (Hepatite A) que me impediu de frequentar as aulas por cerca de 30 dias!
Mas, enfim, a vida é feita de experiências boas e más, felizes e infelizes, justas e injustas, e nós precisamos aprender um pouco mais, em meio a todas elas...
Boas Festas!