terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ana Luiza Livros

Do colega Lindonjonson, da Promotoria de Presidente Dutra:


O livro Interpretação Constitucional, da Colega Ana Luiza Almeida Ferro, lançado em meio ao Congresso Estadual do Ministério Público, representa seu esforço em tornar possível a apropriação de teorias definidas a partir do Sistema Jurídico Anglo-Americano, com as especificidades e diferenças do Direito Brasileiro.


De qualquer maneira, o sentido constitucional desse sistema é comum, em seus princípios, com o direito legislado lusitano, transplantado para o Brasil.


O estudo examina as formulações teóricas do constitucionalista Jonh Hart Ely, de conteúdo formalista, que as tornam de grande interesse para a interpretação constitucional, em suas várias formas. Possui as qualificações, por ser didático, para ser uma porta de entrada para o constitucionalismo americano, um aspecto importante da cultura daquele povo.


A oportunidade que foi dada a Ana Luiza, quanto ao doutoramento, usou-a para produzir conhecimento e realizar tarefas dentro da instituição a que pertence. Com isso, integra todos nós ao universo criado por sua luminosidade, como "as linhas daquele horizonte aberto", verso citado no poema Ânsia, do livro Quando, também de sua autoria.


Nenhum comentário: