terça-feira, 24 de abril de 2012

Gilberto Câmara - Texto 02


O colega Gilberto Câmara solicitou a divulgação do seu site de campanha. Acesse aqui. As suas propostas de campanha podem ser lidas abaixo ou acessadas diretamente em seu site, aqui.

PROPOSTAS DE GILBERTO CAMARA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO

VISÃO INSTITUCIONAL 1:

1. Tratar com igual respeito e consideração a todos os membros e servidores do Ministério Público, com uma postura ética, política e administrativa racional e democraticamente instituída

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Adoção, por parte do Procurador Geral de Justiça, de posturas ética, política e administrativa compatíveis com a importância e representatividade do cargo, resultando no resgate da credibilidade da chefia da instituição;
b) Divulgar com mais eficiência as ações concretas dos membros da instituição em prol da sociedade, sempre norteada essa divulgação pelo princípio da impessoalidade;
c) Restaurar o fórum permanente e redefinir o seu papel, reconhecendo a importância de suas decisões;
d) Adotar a transparência total dos atos da gestão administrativa, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional do Ministério Público;
e) Preencher os cargos comissionados preferencialmente com servidores concursados;
f) Adotar política de valorização do servidor, dignificando sua remuneração, quer pela revisão geral dos vencimentos, quer pela instituição de funções comissionadas destinadas aos servidores de carreira, inclusive promovendo a interiorização do pagamento dessas funções;
g) Realizar concursos de remoção para os servidores;
h) Realizar concurso público para preenchimento dos cargos vagos de servidores;
i) Realizar concurso público para provimento de cargos de Promotor de Justiça Substituto;


VISÃO INSTITUCIONAL 2:

2. Defender permanentemente as prerrogativas e os interesses públicos dos membros da instituição

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Readquirir os espaços perdidos pelo Ministério Público do Maranhão nos órgãos nacionais do Ministério Público Brasileiro;
b) Acompanhar a tramitação legislativa dos projetos de interesse do Ministério Público Brasileiro;
c) Difundir política de segurança institucional em todo estado estabelecendo protocolos de conduta, atendimento ao público, manejo de documentos e arquivos;
d) Reinserir entre os direitos dos membros o pagamento pelo exercício da Direção de Promotorias;
e) Retomada do diálogo civilizado entre a Administração Superior e as entidades representativas dos membros e dos servidores, pautado na cordialidade e respeito mútuos;
f) Garantir à representação classista direito a voz e assento nos órgãos colegiados;
g) Trabalhar no sentido de alteração legislativa para que Promotores de Justiça tenham vagas no Conselho Superior do Ministério Público;
h) Velar para que o membro do MP tenha apoio institucional nas situações de crise na sua comarca;
i) Garantir tratamento isonômico e respeitoso aos membros e servidores inativos;
j) Reajustar o valor do pagamento pela substituição cumulativa de Promotorias de Justiça, de acordo com a disponibilidade orçamentária;
k) Efetuar o pagamento de diárias aos membros e servidores quando se deslocarem de suas Promotorias por convocação da Administração Superior;
l) Realizar estudo de viabilidade legal, orçamentária e financeira para pagamento de gratificação a membros e servidores com lotação em Comarcas de exercício diferenciado, assim consideradas aquelas situadas em regiões isoladas ou que, por suas peculiaridades, possuam um grau de reconhecida dificuldade para o exercício das atividades ministeriais.
m) Implementar os auxílios livro, alimentação e saúde, garantido o tratamento isonômico com a Magistratura e o Ministério Público Federal.


VISÃO INSTITUCIONAL 3:

3. Capacitar permanentemente os recursos humanos das áreas fim e meio, valorizando todos os atores institucionais;

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Formação e aperfeiçoamento contínuos de membros e servidores, preferencialmente através da Escola Superior do Ministério Público. A freqüência a cursos de pós-graduação fará parte do projeto da instituição, compatibilizando as áreas de concentração com as atribuições do Ministério Público;
b) Incentivar a publicação de livros e obras produzidos pelos membros de indiscutível interesse de atuação do MPE;
c) Estabelecer um calendário anual de atividades permitindo a racionalização das atividades de capacitação, possibilitando um planejamento articulado entre os órgãos de execução e a efetiva participação dos membros, prevendo atividades na capital e em pólos regionais;
d) Criação de grupos de estudos sob a coordenação de membro do Colégio de Procuradores, inclusive com atribuição para elaboração de súmulas de entendimento, sem caráter vinculante, como importante instrumento de consolidação pensamento jurídico ministerial e uniformização de atuação entre as duas instâncias;
e) Dotar os CAOP’s da estrutura necessária ao desempenho de suas tarefas, preenchendo as coordenações com membros que tenham histórico de atuação nas respectivas áreas
f) Desenvolver um adequado e eficiente sistema para municiar os membros e respectivas assessorias com um atualizado banco de modelos de peças processuais e administrativas;
g) Realizar estudo em conjunto com as entidades de classe de membros e servidores no sentido de adotar medidas proativas e preventivas com relação aos riscos ocupacionais e fragilidades biopsicossociais a que estão sujeitos os atores internos;
h) Elaborar manual de atuação funcional contemplando as mais diversas áreas de atuação do Ministério Público.


VISÃO INSTITUCIONAL 4:

4. Dialogar com a sociedade civil organizada e os poderes republicanos reafirmando o compromisso constitucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis buscando a paz social

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Adoção de uma política institucional, inclusive em forma de campanha, voltada à prevenção e combate ao uso de substâncias entorpecentes, envolvendo Estado e sociedade, como fator de redução da criminalidade e construção da paz social;
b) Promover a constante aferição da efetividade das ações judiciais e dos instrumentos de atuação extrajudicial, aperfeiçoando a prestação dos serviços do Ministério Público ao seu destinatário final: a sociedade;
c) Buscar maior interação com os conselhos de representação comunitária, legitimando as ações ministeriais;
d) Criar um padrão institucional de realização de audiências públicas, propiciando um melhor aproveitamento dos temas a serem tratados;
e) Realizar detalhado levantamento do andamento das ações civis públicas ajuizadas, diagnosticando as causas da falta de celeridade em sua tramitação e adotar medidas institucionais junto aos órgãos do Poder Judiciário no sentido de acelerar os julgamentos.


VISÃO INSTITUCIONAL 5:

5. Captar e aplicar efetivamente recursos orçamentários, extraorçamentários e financeiros, planejando e estabelecendo política permanente de expansão das estruturas físicas e dos recursos humanos institucionais

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Criar cargos de assessor jurídico para todas as Promotorias de Justiça, provendo de imediato aqueles cargos que se encontram vagos e de forma progressiva os novos cargos;
b) Criar cargos de assessor técnico para os pólos regionais;
c) Avançar na política de estágio em todo o estado, incluindo níveis superior e médio;
d) Dar prosseguimento à reconstrução da sede das Promotorias de Justiça da Capital, inclusive buscando recursos orçamentários para realizar sua ampliação, já prevendo a acomodação de novas Promotorias de Justiça;
e) Concluir a construção da nova sede da Procuradoria Geral de Justiça;
f) Dotar as Promotorias de Justiça e Procuradorias de Justiça de estrutura física necessária ao desempenho de suas atribuições;
g) Garantir a criação de cargos em todas as entrâncias correspondentes às Varas a serem instaladas que exijam a presença do Ministério Público, inclusive com a criação de cargos de apoio administrativo;
h) Trabalhar para a captação de recursos extraorçamentários, tais como a celebração de convênios, emendas parlamentares, parcerias, etc.;
i) Dar importância ao planejamento da gestão, criando setor específico na estrutura da Procuradoria Geral de Justiça, programando com eficiência os rumos da instituição, evitando-se a ocorrência de superávit orçamentário em percentual elevado;
j) Trabalhar junto aos Poderes Executivo e Legislativo para aprovação de participação do MPE na captação de custas judiciais, a exemplo da OAB e Judiciário, bem como estabelecer em lei a remessa ao FEMPE de parte dos recursos reavidos em virtude de ajuizamento de ações civis públicas;
k) Dar efetividade ao planejamento estratégico 2012/2016;
l) Dar início à instituição da Fundação Escola Superior do Ministério Público.


VISÃO INSTITUCIONAL 6:

6. Implantar efetivamente política administrativa de inovação otimizando os recursos tecnológicos agilizando os fluxos de informação.

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Promover a modernização tecnológica da comunicação interna na instituição, agilizando o trâmite das informações e barateando o seu custo operacional;
b) Transmissão via internet das sessões dos órgãos colegiados do MP, como forma de adoção da transparência dos atos, resguardados aqueles acobertados por sigilo legal;
c) Fazer gestão junto à Corregedoria para simplificação do mapa estatístico e redução das burocracias;
d) Virtualizar o Fórum Permanente do Ministério Público, estabelecendo pautas objetivas e pré-determinadas das reuniões presenciais, garantindo maior dinamismo nas discussões e resgatando a importância desse espaço;


VISÃO INSTITUCIONAL 7:

7. Descentralizar e desconcentrar setores administrativos em política de regionalização e fortalecimento institucional em âmbito estadual.

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Criar as Subsecretarias de Assuntos Institucionais em Imperatriz e Timon;
b) Criação dos Núcleos Regionais de Defesa do Meio Ambiente, sob a coordenação de um membro da respectiva região e integrado ao CAOP de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural;
c) Criação do Grupo de Combate à Improbidade Administrativa, com atuação em todo o Estado, sob a coordenação do CAOP-ProAd, inclusive com a função de auxiliar na recuperação de créditos ao erário;
d) Difundir a realização de jornadas jurídicas em todo o estado criando condições e incentivos aos órgãos de execução, promovendo convênios com instituições de ensino superior;
e) Criação de grupo regionalizado de apoio aos novos promotores para auxiliar os novos colegas no início da carreira e durante todo o estágio probatório;
f) Instalar núcleos da Assessoria de Comunicação em Imperatriz e Timon, possibilitando a divulgação nos veículos de comunicação regionais das ações da instituição;
g) Regionalizar as reuniões de trabalho promovidas ou apoiadas pela Administração Superior;
h) Dinamizar o setor de engenharia da Procuradoria Geral de Justiça, dando maior mobilidade ao mesmo para solução de problemas pontuais em todo o Estado, reforçando a fiscalização das obras contratadas pelo Ministério Público Estadual;
i) Implementar plano de manutenção permanente nas sedes das Promotorias de Justiça, evitando gastos futuros com reformas;
j) Criação de Diretorias Regionais da PGJ em Imperatriz e Timon, dotando-as de servidores para serem pólos de depósito e distribuição de material de expediente, agilizando o atendimento das Promotorias de Justiça circunvizinhas;


VISÃO INSTITUCIONAL 8:

8. Priorizar a execução de programas permanentes de defesa da probidade administrativa assegurando o fortalecimento de políticas públicas que promovam a qualidade de vida da população.

AÇÕES DE GESTÃO:
a) Restabelecimento do Programa Contas na Mão, buscando parcerias com o TCE, o MP de Contas, a Controladoria da União e entidades sociais afins;
b) Dar prosseguimento à fiscalização de convênios e repasses efetuados aos entes públicos e do terceiro setor;
c) Realizar o monitoramento dos Municípios que atrasam o pagamento do funcionalismo público, apoiando o órgão de execução local na apuração das causas da inadimplência;
d) Realização de cursos e seminários voltados à fiscalização da aplicação dos recursos públicos;
e) Criação de equipe técnica especializada para fiscalização in loco, em apoio ao órgão de execução respectivo, inclusive para a realização de operações de combate ao desvio de recursos públicos;
f) Realizar a reestruturação e reaparelhamento do GAECO, com a implantação de Comissões Especializadas para combate a determinados tipos de crime organizado e organizações criminosas, tais como jogos ilícitos, crimes tecnológicos, lavagem de dinheiro, desvio de dinheiro público, dentre outros, atuando como coordenação em operações de combate a esses delitos;
g) Institucionalizar o acompanhamento das ações civis por ato de improbidade administrativa e das ações penais ajuizadas em face de gestores e ex-gestores públicos, de modo a evidenciar o comprometimento e a impessoalidade da atuação do Ministério Público.

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