Ilustre Colega,
Tenho a satisfação de
apresentar a Vossa Excelência propostas que integrarão o meu
programa de trabalho, como início de um debate construtivo sobre o
futuro do Ministério Público Maranhense, no momento em que se
aproxima a eleição para escolha do Procurador Geral de Justiça,
biênio 2012/2014, estando aberto às suas sugestões para o
necessário aprimoramento.
PROVIDÊNCIAS
EMINENTEMENTE ADMINISTRATIVAS
(1) Deflagração
imediata de concurso para provimento dos cargos de Promotor de
Justiça, assegurando-se que cargo algum, durante o biênio
2012/2014, permaneça vago, além do tempo necessário à ultimação
do procedimento pertinente.
(2) Nomeação imediata
dos aprovados no concurso para ingresso na carreira de apoio
técnico-administrativo, cujo procedimento inicial já foi deflagrado
pela atual administração, tão logo concluído o certame.
(3) Criação de cargos
de Assessor de Promotor de Justiça em número suficiente a garantir
- sempre - a equivalência com o número de cargos de Promotor de
Justiça.
(4) Remodelação
completa da Comissão Permanente de Licitação, com a criação da
Assessoria Jurídica desta inclusive, tal qual previsto no novel
Código de Licitações e Contratos do Estado do Maranhão (Medida
Provisória nº 117/2012, art. 49), combinada com a criação de
cargos de Assessor do Procurador-Geral de Justiça para oficiar,
exclusivamente, nos procedimentos administrativos correlatos, a fim
de assegurar que a aquisição de bens e a contratação de obras e
serviços ocorra com maior agilidade e eficiência.
(5) Estruturação
física e funcional dos centros de apoio-operacional e da Ouvidoria
do Ministério Público, com a criação de cargos de
Analista/Técnico Ministerial e Assessor.
(6) Viabilização de
melhor estrutura administrativa para todas as Promotorias de Justiça,
oportunizando que se tenha o apoio adequado para o pleno exercício
das atribuições ministeriais, com recursos humanos, por meio da
criação dos cargos administrativos necessários (níveis superior e
médio), além dos recursos materiais suficientes e eficazes.
(7) Criação do
Programa de Padronização das Unidades do Ministério Público, com
fixação de modelo para aquisição de mobiliário, respeitando as
normas da ABNT, mormente naquilo que toca à ergonomia, de reforma e
construção e de aquisição de qualquer outros bens e serviços.
Esse Programa recebeu, quando da discussão do Planejamento
Estratégico, ampla aprovação, tendo sido denominado "Promotoria
de Justiça Padrão".
(8) Ampliação dos
serviços de telefonia móvel para alcançar as ligações de longa
distância dentro do Maranhão, com tarifa zero entre membros do
Ministério Público.
(9) Revitalização e
ampliação do programa de bibliografia básica para todas as
unidades do Ministério Público.
(10) Radicalização da
utilização dos meios eletrônicos para comunicação entre as
unidades do Ministério Público, bem como envio de documentos.
(11) Disponibilização
de veículos para atender às unidades do Ministério Público, cuja
interiorização foi ampliada em minha primeira administração
(biênio 2006-2008).
(12) Aquisição de
equipamentos de digitalização rápida de documentos e de feitos
judiciais e administrativos para todas as unidades do Ministério
Público.
(13) Criação do
Programa Licitações Sustentáveis, fixando critérios de
sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de
serviços ou obras nos moldes das prescrições estabelecidas na
Instrução Normativa nº 01 da Secretaria de Logística e Tecnologia
da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
(14) Implantação da
Comissão Institucional de Gestão Ambiental (Recomendação CNMP n
06/2007).
(15) Criação do
Programa de Aperfeiçoamento Continuado para membros e servidores do
Ministério Público, mediante a realização de cursos, seminários
e afins, priorizando aqueles vocacionados a facilitarem o exercício
das atribuições quotidianas, em perfeita sintonia com a demanda
apresentada pelos destinatários da iniciativa, a exemplo de cursos
de media training, de orçamento público, de técnicas de
investigação de desvio de recursos públicos, de violação da
licitude de procedimentos licitatórios.
(16) Conclusão da
construção do prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça e da
conclusão da reabilitação estrutural/reforma do prédio-sede das
Promotorias de Justiça da Capital.
(17) Aquisição de
kits de informática, de celulares, aparelhos de fax,
multifuncionais, mobiliários e afins, em número suficiente a
permitir, em caso de defeito daqueles disponíveis nas unidades do
Ministério Público, a substituição, no prazo máximo de 24 (vinte
e quatro) horas na capital, e 48 (quarenta e oito) horas no interior,
sem prejuízo da criação e instalação de almoxarifados nas
principais comarcas do interior do Estado, que servirão de centros
de distribuição de materiais, tudo a imprimir a maior celeridade no
atendimento dos pleitos administrativos dos Promotores e Procuradores
de Justiça.
(18) Simplificação
das rotinas administrativas, para superar todos os gargalos ao bom
andamento dos procedimentos ministeriais.
(19) Garantia de
efetiva publicidade de todas as pautas, extratos e atas dos órgãos
colegiados e de reuniões de interesse público na instituição,
disponibilizando o áudio respectivo e as resenhas em até 24 horas
de cada sessão, além do início do serviço de taquigrafia, o que
exigirá a criação de cargos de Analista Ministerial.
(20)Criação de
boletim informativo, a exemplo dos mantidos pelo STF e STJ, com todos
os extratos e decisões dos órgãos colegiados do Ministério
Público e do Tribunal de Justiça.
(21) Ampliação do
quadro de apoio técnico-administrativo e do número de Promotores de
Justiça-Corregedores, associada à informatização completa das
atividades correlatas da Corregedoria Geral do Ministério Público,
em ordem a permitir maior agilidade no acompanhamento da atuação
dos membros do Ministério Público, possibilitando, assim, o
enriquecimento das informações que são encaminhadas ao Conselho
Superior do Ministério Público para fins de promoção/remoção
por merecimento e melhor desempenho das atividades de orientação.
(22) Atrelar a criação
de Promotorias de Justiça à criação de cargos de Promotor de
Justiça, Assessor de Promotor de Justiça, Analista e Técnico
Ministerial em número suficiente ao funcionamento da unidade.
(23) Criar Promotorias
de Justiça e os cargos imprescindíveis ao seu funcionamento sempre
que o Tribunal de Justiça propuser, à Asssembleia Legislativa, a
criação de cargo de juiz e daqueles necessários ao funcionamento
de uma vara, sem prejuízo do cotejo da demanda com o princípio da
eficiência.
(24) Ampliação
imediata dos quadros de apoio técnico-administrativo da
Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação.
(25) Atualização e
operacionalização do Plano de Segurança Institucional, instituído
pelo Ato Regulamentar nº 09/2009-GPGJ, com prioridade para a
segurança dos prédios-sede das unidades ministeriais e de seus
membros e servidores.
(26) Criação do
Prêmio Boas Práticas Administrativas, destinado a homenagear as
iniciativas de membros e servidores que melhorem as rotinas e
processos administrativos, com reflexo na qualidade dos serviços
prestados pelo Ministério Público à sociedade .
(27) Criação de
incentivos financeiros aos servidores do quadro de apoio
técnico-administrativo que alcançarem metas de produtividade
definidas pela Administração Superior.
(28) Aquisição de
tablets, com pacote de dados, para todos os membros do Ministério
Público.
(29) Criação do
Programa de Valorização do Servidor e dos membros do Ministério
Público, mediante disponibilização de serviços que melhorem a
qualidade de vida.
(30) Disponibilização,
na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, de espaço físico voltado
a receber os membros do Ministério Público, com estrutura de apoio
de pessoal e gabinete de trabalho.
(31) Construção dos
prédios-sede das Promotorias de Justiça do interior nos locais em
que ainda não exista sede própria, principiando pelas cidades onde
haja terreno disponível.
(32) Reforma de todos
os prédios-sede de Promotorias de Justiça que demandem intervenção
imediata, dentro do Programa de Manutenção Predial.
(33) Manutenção da
política de revisão geral anual para os servidores do quadro de
apoio técnico-administrativo.
(34) Criação da
Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, com o objetivo da dar
fiel cumprimento à recomendação lançada, pelo Conselho Nacional
do Ministério Público, no Pedido de Providências nº 1005/2009-04,
em perfeita sintonia com a Recomendação nº 11 da Comissão
Interamericana de Direitos Humanos
(35) Criação da
Promotoria de Justiça de Conflitos Agrários.
REENGENHARIA
INSTITUCIONAL
(1) Defesa
institucional da repartição das receitas do Tribunal de Contas do
Estado oriundas de execução promovidas pelo Ministério Público,
destinando os recursos correspondentes ao Fundo Especial do
Ministério Público.
(2) Assegurar à AMPEM
e aos Interessados, nos órgãos colegiados, como forma de
representação classista e respeito ao princípio da ampla defesa,
sua manifestação durante as sessões, mediante deliberação dos
integrantes daqueles, nos moldes que ocorrem no Conselho Nacional do
Ministério Público.
(3) Criação do
Programa Orçamento Participativo, a fim de que as decisões acerca
da aplicação dos recursos do Ministério Público, excetuadas - por
óbvio - as obrigatórias e aquelas atreladas a programas do
Planejamento Estratégico, sejam subsidadas por sugestões dos
servidores, dos Promotores e dos Procuradores de Justiça.
(4) Realização de
reuniões trimestrais ordinárias para discutir assuntos de interesse
institucional, com fixação prévia das datas, já no ano anterior,
a permitir o planejamento dos membros do Ministério Público e da
Administração Superior.
MANUTENÇÃO E
AMPLIAÇÃO DE DIREITOS E VANTAGENS
NECESSIDADE DE MANTER A
ATRATIVIDADE DA CARREIRA, SOB PENA DE PERDER QUADROS PARA A
INICIATIVA PRIVADA E OUTRAS CARREIRAS PÚBLICAS, MORMENTE AQUELAS
SOBRE AS QUAIS NÃO INCIDEM AS RESTRIÇÕES NEM OS ÔNUS IMPOSTOS AOS
MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
(1) Criação da
gratificação pelo exercício da função de Diretor de Promotorias
de Justiça.
(2) Aumento do limite
do número de diárias, na hipótese de Promotor de Justiça
designado para responder, fora de sua sede, pelas atribuições de
outro membro do Ministério Público, observando-se as limitações
orçamentárias, medida que não compromete o teto de gastos com
pessoal. Objetivos da iniciativa: (i) garantir uma maior presença
física do Promotor de Justiça na comarca onde desempenha a
acumulação, a fim deste melhor atender à população da Comarca
que esteja sem titular, homenageando-se o princípio da continuidade
do serviço público, bem como assegurando-se a participação nos
atos processuais (audiências) e extraprocessuais (atendimento ao
público); (ii) cumprir as orientações do Conselho Nacional do
Ministério Público na matéria (Resolução CNMP nº 58/2010, art.
2º).
(3) Extensão a
Promotores e Procuradores de Justiça das vantagens e direitos,
conferidos pela legislação aos membros do Ministério Público da
União e aos integrantes do Poder Judiciário Estadual, a exemplo do
auxílio-saúde, da cobertura securitária, do auxílio-alimentação
(Portaria PGR nº 666/1996, Portaria PGR nº 418/2010 e
Resolução-TJMA-GP nº 31/2011)) e do auxílio-financeiro para
aquisição de livros (Portaria-TJ nº 1694/2011).
(4) Manutenção da
paridade remuneratória com a magistratura.
PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO
Ministério Público
Resolutivo e mais próximo do cidadão
(1) Trabalhar
incessantemente na execução dos projetos definidos, pela classe,
pelos servidores e pela sociedade, quando da feitura do Planejamento
Estratégico 2012-2016, a fim de que o Ministério Público seja
reconhecido como resolutivo e mais próximo do cidadão.
(2) Convocação
imediata de assembleia para discutir, com toda a classe, as
prioridades, dentre aquelas eleitas no Planejamento Estratégico,
para o biênio 2012-2014, sem prejuízo da manutenção do Projeto
Ministério Público do Maranhão Positivando o Desenvolvimento
Humano.
(3) Criação de
força-tarefa, sob a coordenação do Centro de Apoio de Defesa do
Patrimônio Público e da Probidade Administrativa e da Coordenadoria
de Assuntos Estratégicos e Inteligência, integrada por Procuradores
e Promotores de Justiça, membro do GAECO, e servidores do quadro de
apoio técnico-administrativo, nomeadamente contadores e engenheiros,
para, com exclusividade, e com afastamento de suas atribuições
ordinárias, auxiliarem o ofício dos Promotores de Justiça que
atuam na defesa do patrimônio público e da probidade
administrativa, o que conduz à necessidade de fortalecimento e
interiorização da Assessoria Técnica.
(4) Criação, no
âmbito do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio
Público e da Probidade Administrativa e da Assessoria do
Procurador-Geral de Justiça, do Programa de Controle de
Constitucionalidade das leis municipais e estaduais que tenham como
objeto contratação temporária de pessoal e criação de cargos
comissionados.
(5) Criação do Núcleo
de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, no âmbito do Centro de
Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio
Cultural, para intensificar ações de combate ao desmatamento, sem
prejuízo da formação de grupo especial em defesa do meio ambiente,
sediado em São Luís, e destinado a auxiliar todos os Promotores de
Justiça do Estado, deslocando-se às comarcas para atuações
estratégicas, como experiência de regionalização das ações
respectivas, com as seguintes prioridades:
5.1. saneamento
ambiental das cidades, com foco nos resíduos sólidos, conforme
deliberação do Planejamento Estratégico;
5.2. combate ao
desmatamento ilegal, transporte de madeiras e produtos florestais;
5.3. defesa e
recuperação do patrimônio cultural edificado;
(6) Aquisição de
novos veículos, seguindo o modelo e a estrutura adotados, na
Capital, para as Promotorias de Justiça Itinerantes, a fim de
disponibilizá-los
paras as Promotorias de
Justiça do interior do Estado, destacando-se o primeiro para o
Município de Imperatriz.
(7) Criação do
Programa Direitos Humanos na Escola, no âmbito dos Centros de Apoio
Operacional dos Direitos Humanos e da Infância e da Juventude, a
partir de convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da
Presidência da República, com o Estado do Maranhão (Secretaria de
Estado da Educação e Secretaria de Estado de Direitos Humanos e
Cidadania), FAMEM e UNICEF, voltado para o treinamento de professores
das redes estadual e municipais de ensino, a fim de estes operem como
agentes multiplicadores dos compromissos universais na área dos
direitos humanos, com foco no combate à violência perpetrada no
ambiente doméstico e escolar e a todas as formas de discriminação.
(8) Criação do
Programa de Acompanhamento das Políticas de Saúde, no âmbito do
Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, com foco no
cumprimento das orientações do Programa Nacional de Atenção
Básica.
(9) Criação, no
âmbito do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da
Atividade Policial, de grupo de apoio ao exercício das atribuições
correlatas, a fim de auxiliar os Promotores de Justiça no fiel
cumprimento da Recomendação GPGJ nº 03/2010.
(10) Insistir, junto ao
Conselho Nacional do Ministério Público, pela ultimação das
medidas relativas ao Pedido de Providências nº 476/2007-25, no qual
aquele colegiado aprovou, à unanimidade, proposta por mim
apresentada, na qualidade de Procurador-Geral de Justiça, ainda em
2007, de que, na aferição da produtividade dos magistrados, as
decisões, nas ações coletivas, recebam tratamento privilegiado, a
fim de conferir maior celeridade ao andamento dessas ações, por
meio do reconhecimento da complexidade, amplitude e envergadura das
decisões ali lançadas.
Agradecendo desde já a
atenção dispensada, receba o meu fraterno abraço.
São Luís, 26 de março
de 2012.
FRANCISCO DAS CHAGAS
BARROS DE SOUSA
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