quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Casa

Na terça (17), o CNJ determinou o afastamento preventivo do juiz Nemias Nunes Carvalho, da 2ª Vara Cível da Capital, para responder a processo administrativo que irá apurar se “o magistrado teria atuado com parcialidade, favorecendo determinadas partes em processos judiciais, inclusive mediante bloqueio e liberação de milhões de reais em dinheiro.”

Nesta quarta (18) o Tribunal de Justiça aposentou compulsoriamente o juiz Fernando Barbosa de Oliveira Júnior, da Comarca de Barreirinhas. “Dentre as acusações estão improbidade administrativa por locação de prédios públicos a terceiros, especulação imobiliária e uso indevido do cargo de juiz referente a compra de terras.”

Em janeiro de 2004, o então promotor de Barreirinhas, Francisco Teomário Serejo Silva, apontava o magistrado como autor de especulação imobiliária e apropriação ilegal de terras, para fins de comercialização, através da empresa da qual era sócio administrador.

Ué, a casa caiu?

Um comentário:

Ivana Lima Regis disse...

Pois é. Comecei a acompanhar o caso do juiz Nemias Nunes Carvalho, há pouco mais de 1 mês, quando o jornalista Itevaldo Junior teve o blog censurado a pedido dele.

Na época, o mais "interessante" é que o pedido de liminar foi atendido pelo juiz Alexandre Lopes de Abreu, que estava respondendo pela 6a. Cível, em menos de 2 minutos, cf. acompanhamento processual disponível no site do TJMA.

Cerca de 10 dias depois, com base nos documentos apresentados no blog do Itevaldo, o corregedor Guerreiro Junior determinou a instauração do processo 26874/2010 para apurar eventual desvio de conduta funcional do juiz Nemias.

Parece, contudo, que a apuração não estava "andando muito bem". Daí, o CNJ avocou o processo e... determinou o afastamento.

Bom mesmo foi a forma como o Itevaldo publicou a notícia no blog. Vale uma visita:

http://www.itevaldo.com/?p=5183#comment-23446

Pois é. Como já dizia a minha avó: "nada como um dia depois do outro".

Grande abraço.