quarta-feira, 9 de setembro de 2009

É... avançamos, né?!

Do colega João Marcelo Moreira Trovão, Promotor de Justiça em Imperatriz:

Amigo Juarez, depois de tantas lutas, choros e velas e suas conseqüências: martírios, fogueiras da inquisição ministerial e “denúncias” junto ao primo rico da Praça Pedro II, parece que, se não dá para falar em Avanço, com “A” maiúsculo, pelo menos - como dizemos nós maranhenses – avançamos, né?! Ainda que na velocidade idêntica à da evolução das espécies!

A julgar pelo novo costume nas promoções, saímos da fase do “cangurismo” para a fase do “salto triplo”!

Pode até lembrar a estória da fila: quando ela não anda, mas o povo aperta pra frente, dá uma certa esperança!

Contudo, o fato é que aquele cangurismo clássico, de poucos saltos... mas espaçosos... típico de espécimes de linhagem nobre, bem criados e modificados geneticamente a partir de cruzamentos familiares, cedeu lugar para os mais modestos, que com mais esforço e tempo, evoluíram para uma nova espécie, o “João do Pulo”, em referência a nosso eterno e carismático ex-recordista do salto triplo.

Aqui em Imperatriz, quase todos apostavam numa promoção ao estilo anterior. Mas, confesso, eu mantinha minhas esperanças na evolução das espécies! Ganhei a aposta; eu e Charles Darwin!

Oxalá a evolução continue... quem sabe para a fase do atleta do Pentatlo Moderno, onde vai galgar seu intento apenas ao final de cinco provas (não necessariamente esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro)!

A regra das três consecutivas, ou das cinco alternadas, melhora, e não se pode excluí-la, no entanto, podemos avançar mais...”

2 comentários:

Rodrigo Bastos Raposo. disse...

Não conheço a regra mencionada.
Será que dá pra explicar a este leitor menos ilustrado?
Abraço,
Rodrigo

juarez medeiros disse...

Caro Rodrigo,
A regra, referida no último parágrafo do texto do João Marcelo, é a do artigo 93, inciso II, alínea "a", da Constituição Federal, que torna obrigatória a promoção de quem figure em lista de merecimento por três vezes consecutivas ou cinco alternadas.