quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Umbigo

Umbigos estão na moda. Uma atração à parte, com ou sem piercings. A vida passa por eles. Governos, poderes e verbas, também. Há decisões que só contemplam o próprio. Quem as contesta, conhece o chororô ou a chantagem. O administrador faz gentilezas com os cobres da viúva, para entintar a biografia.

Nessa regra, também, transita alguma instalação de comarca, construção de fórum e seus complementos.

Temos certeza que nenhum presidente do TJMA nasceu em Miranda do Norte, o que justifica seus pulsos abandonados.

Ao contrário, a comarca de Sucupira do Norte foi instalada em agosto de 2007. No tapa: sem prédio, sem móveis, sem servidores.

E precisava?

A 25 Km da comarca de Mirador, por estrada asfaltada, e volume processual que um Gervásio reduziria a zero; tinha um umbigo pelo meio e, assim, nasceu na frente de outras.

Para vedar esse tipo de “instalação”, ainda em 2007, a Associação dos Magistrados reclamou ao CNJ (PCA 15685).

No final do ano passado, o juiz Aureliano Coelho Ferreira foi titularizado em Sucupira. Vencido o recesso, houve que suspender as atividades no prédio do fórum até que sejam feitos os indispensáveis reparos de segurança.

(Quem sabe, o Tribunal não pensaria em retornar ao status quo ante, devolvendo Sucupira a Mirador. Poderia ser mais racional.)

A Associação dos Magistrados (AMMA) critica: “os recursos que deveriam ser empregados no aparelhamento e instalações físicas das novas comarcas, foram utilizados na construção de um Fórum moderno em Olinda Nova, cuja Comarca sequer está instalada.”

Ora, vai ver, Olinda Nova tem umbigo(s).

Nenhum comentário: