Canguru – vem de um idioma australiano e significa não sei. Uma das características do animal é dar saltos espetaculares (cf. Aurélio).
Cangurismo – ocorre quando um promotor "de justiça" é promovido dando um salto desrespeitoso sobre colegas com igual ou maior merecimento que ele. É uma variação do nepotismo, para beneficiar parentes ou afilhados políticos.
Cangurulheiro – é o conselheiro que cria o promotor canguru. Costuma usar óleo de peroba. Nas eleições para o Conselho se apresenta com falso discurso de igualdade.
Caguruzite – doença que faz um promotor acreditar que tem direito divino de passar a perna nos colegas; o mesmo que canguruíte.
Cangurufobia – sentimento de repulsa ao cangurismo. Sustenta a extinção completa desse sistema nepótico.
Cangurufilia – sentimento de simpatia pelo cangurismo. Defende o canguru, com segundas intenções, a de ser agraciado por este e por seu cangurulheiro.
Cangurugonha – é a vergonhosa combinação prévia, ou a reunião feita por cangurulheiros, para definir o canguru da vez.
Na origem, a palavra canguru quer dizer não sei. No cangurismo, ao contrário, quando um promotor canguru salta desrespeitosamente sobre seus colegas, sempre se sabe: ou é esquema familiar ou político.
Participe da Campanha Nacional “Cangurismo Nunca Mais!”. É muito simples. Não adote um canguru. Não alimente a canguruzite. Não inocente um cangurulheiro. Combata a cangurufilia. Repudie a cangurugonha. Valorize a democracia. Clame por isonomia. Exija respeito para todos os colegas. Aplauda a justiça.
Um Ministério Público justo depende mais de atitudes que de silêncios.
Obs.: Nesta segunda (05/11), reunião extraordinária do Conselho Superior. Na pauta, entre outros, a promoção para a 3ª Procuradoria Criminal e a promoção para a 3ª Promotoria Cível de Açailândia. Há um cheiro forte e repugnante de cangurismo no ar.
.
4 comentários:
Olá. Gostei muito do seu blog. Sempre atualizado com ótimas notícias. Se puder, visite o meu também: HTTP://DIREITODISCUTIDO.ZIP.NET
o Canguru não foi extinto. Existe na Austrália e no Brasil.
Caro Juarez,
Parabéns pela campanha. Transcrevi todo o manifesto no ministeriopublicoindependente.blogspot.com, aqui do RS.
Grande abraço,
Voltaire Michel.
De grande mérito a campanha.
Aqui pelo RS, por enquanto, não há notícia de proliferação do cangurismo, embora haja indícios de canguruzite...
De qualquer forma, o colega Voltaire divulgou a campanha no blog ministeriopublicoindependente, pois é melhor prevenir do que remediar.
Abraço,
Plínio Castanho Dutra,
1.º Promotor de Justiça de Sapiranga - RS
Postar um comentário