quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Já?


Há um ano emergia “O Parquet”: um espaço para divulgação de idéias e suas conseqüências. Para instigar, provocar, combater, criticar, cobrar, inquietar, defender, apoiar, propor. Com o objetivo de contribuir na construção de um Ministério Público adulto, sem medos e sem privilégios. Bandeiras que, invariavelmente, desagradam os que gostam de medo e privilégios como petrechos de dominação, dos que preferem silêncio e mesuras.

Não se busca fiéis ou seguidores. Não se pretende guardar os louros da verdade. (O que é a verdade?). Aqui há idéias com a roupa da coragem de publicá-las, e que, por isso, podem e devem ser combatidas com outras idéias melhores.

Em 21/02/07, a primeira postagem discutiu a quinta parte da lista de antiguidade. Veja.

A todos, nossos agradecimentos. Que venha mais um ano!
..

3 comentários:

Reinaldo Castro Jr disse...

Amigo Juarez.
Parabéns pela passagem da primeira primavera do Blog, e me permita dizer, Blog este que não mais é seu, pertence hoje a todos que realmente desejam um Ministério Público independente.
Não se calar frente as injustiças, não é direito de um membro do Ministério Público, é sim um dever,destarte o que se fez,faz e fará neste espaço democrático é tão somente uma continuidade de nossas funções e obrigações constitucionais.
Um forte abraço

Reinaldo Castro Jr

sandro bíscaro disse...

Parabén ao MP do Maranhão pelo primeiro ano do nosso blog! Ahhh blog ... Na minha opinião, o grande mérito do blog é organizar e expor o pensamento crítico.
Se observarmos, a "elite dominante" (rs) sempre foi extremamente articulada e, por essa razão, tinha e tem tudo o que de melhor há. Isso não é legal!
O restante do povo fica(va) murmurando isoladamente. Cada um reclamava em um canto e a voz não ecoava. Enquanto isso alguns engoliam tudo.
Depois de "o parquet", do "blog do Juarez", etc., a coisa começa a mudar. Comeeeeça. Mas não desanime, ao menos já começou.
Agora o "outro lado da balança" dá sinais de existência, ou ao menos incomoda um pouquinho, criticando, apontando soluções e publicando idéias. Isso é muito bom para induzir o debate, para nos firmarmos como adultos, inteligentes, harmînicos e democráticos.
E a coisa tem surtido efeitos. Vejam só, por exemplo, o reflexo da "agenda positiva".
É verdade que a sociedade não muda da noite para o dia. E deve ser assim. Vamos consertar o mundo?? Lógico que não!! Mas o legal mesmo é o espaço para falarmos o que pensamos, discutirmos nossas fragilidades (publicamente sim!).
Em suma, tudo isso é muito bom, principalmente para a sociedade.
Se o blog tem provocado em vc um misto de bom humor e desconforto, ótimo! Agora, se vc tem ficado irado... ummmm... deixa pra lá. Parabéns a nós todos.
Ao amigo Juarez, meu reconhecimento pela iniciativa e coragem, tanto pela criação do blog, quanto por suas postagens inteligentes.

Unknown disse...

Colega Juarez!


Nossa! Alegria, imensa alegria é saber que comemoramos o primeiro de muitos anos do nosso blog. Nosso porque sempre vi esse espaço como um momento em que me identifico mais ainda com o Ministério Público. Essa instituição é feita de "gente", de "gente como nós", que buscamos o debate, o aprimoramento de um espaço democrático em que podemos nos ver como um componente dessa engrenagem. Ministério Público que não seja um espaço de críticas, de desafios, de diferenças, não é como o próprio nome diz, PÚBLICO. ´
E, com certeza, o blog tem sido visto assim, não só por nós, que acompanhamos mais de perto os seus frutos, mas também por aqueles que insistem em desnaturá-lo, em descaracterizá-lo como um instrumento de congregação de idéias benfazejas para o nosso tão sonhado Ministério Público do Maranhão.

Parabéns! Parabéns!