quarta-feira, 22 de julho de 2009

Bem dito

Hoje (22/07), na posse do novo Procurador-Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, que foi escolhido por ser o mais votado pela Associação Nacional dos Procuradores da República, o presidente Lula acentuou:

Não faltam pessoas no Brasil que dizem: “― Presidente, o senhor não precisa indicar o primeiro da lista tríplice, pois o senhor é o dono da indicação, faça o seu jogo presidente, coloque uma pessoa que seja de sua extrema confiança.” Claro que o presidente pode indicar qualquer pessoa, mas por que eu indico o primeiro da lista, sem conhecer? Primeiro, por garantia minha. Se alguém amanhã disser que o Procurador-geral não é bom, a culpa é da categoria. No fundo, é uma garantia institucional, para mostrar que o Ministério Público não foi criado para atender a ninguém. Se fosse indicar um amigo meu, já começaria sob suspeita. E não quero que nenhuma instituição trabalhe sob suspeita. (Fonte: Folha Online)

Militamos em defesa da nomeação do mais votado no âmbito do Ministério Público dos Estados. Infelizmente, em alguns ainda não se consolidou essa postura. É o caso do Maranhão. O ex-Procurador geral, Raimundo Nonato de Carvalho Filho, em 2002, e a atual Procuradora geral, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, em 2008, foram nomeados, mesmo sendo os terceiros colocados.

A próxima eleição para a chefia do MPMA será em maio de 2010. Quantos ― candidatos e votantes ― estariam dispostos a se comprometer com a defesa da nomeação do mais votado?

Nenhum comentário: