sexta-feira, 17 de julho de 2009

Icatu. E tu?

Na última quarta (15), o juiz Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa, da Comarca de Icatu, promoveu audiência pública com vistas a promover a transparência, mostrar as dificuldades enfrentadas, os desafios vencidos, ouvir reivindicações e promover a participação social no Judiciário.

A Comarca de Icatu tem 5 municípios, 77 mil habitantes, 55.153 eleitores, e 3.223 processos. Tudo isso para um só juiz e oito servidores.

Estudo da Associação dos Magistrados revelou que o Maranhão tem 4,1 juízes para cada grupo de 100 mil habitantes. É o segundo pior Estado nesta condição.

Levantamento feito pelo juiz Ferdinando mostra que a situação em Icatu é mais grave. Tem apenas 1,3 juiz para o mesmo grupo de habitantes. Significa dizer que para atingir a média do Maranhão (4,1), que já é baixa, precisaria ter 3,23 juízes. E para alcançar o Espírito Santo, que tem a melhor média no país, Icatu deveria ter 10 juízes.

Quanto ao número de servidores, a média maranhense é de 42,1 para cada grupo de 100 mil habitantes. Icatu tem oito e, para atingir essa média, deveria ter 33.

Prestar contas. Esse tipo de audiência pública é um exemplo a ser seguido. Fonte: AMMA.

Um comentário:

Ítalo Gustavo disse...

O Dr. Ferdinando Marco é um grande juiz. Icatu é uma comarca com grande demanda criminal por exemplo. Apesar disto, não conta com estrutra para suportá-la.
Acesse o blog notasjudiciosas.wordpress.com