segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ponto de vista

Márcio Luís Chila Freyesleben, Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, encaminhou-nos solicitação para publicar texto de sua autoria, sob o título “O Homossexualismo e o Relativismo Moral”. Em seu email, adiantou: “Sei que o tema é polêmico e que a minha opinião diverge do pensamento reinante no parquet nacional. Creio, por isso mesmo, ser necessário expor meu ponto de vista, porque sei que, assim como eu, muitos divergem do "senso comum" institucional, mas não se sentem encorajados a se manifestar.”

[…] “Ademais, urge não perder de vista o fato de que a alteração do sexo no registro de nascimento permitirá a ocorrência de um outro fato extremamente grave: o casamento guei. Uma vez alterado o assento de nascimento, a afirmação falsa viabilizará a realização de ato jurídico ilícito. Nisto, a retificação do registro de nascimento revela uma impostura, um embuste. Não passa, pois, de um estratagema malicioso, que visa a legitimar a inserção no ordenamento jurídico, por vias oblíquas, do matrimônio guei.” […]

Leia na íntegra.

Um comentário:

KATIUSCIA PINHEIRO disse...


Lamentável o texto do procurador Márcio Luís.

Começa pelo título que usa a expressão homossexualismo, que há muito foi substituída pela expressão homossexualidade, pois o sufixo ISMO lembra doença e a Organização Mundial de saúde há anos não considera a homossexualidade como doença.

Quanto ao texto do procurador, por ser muito grande me restringirei a apenas alguns pedaços, apesar de que todo ele não se sustenta por conter uma série de afirmações superficiais e anacrônicas.

O procurador fala de uma certa “invariância” mencionada por Einstein e que esta “invariância” existiria na sociedade. Acontece que a física não pode ser usada como paralelo para a compreensão de questões que são SOCIAIS e CULTURAIS e, portanto, que mechem dentre outras coisas, com aspectos de nosso imaginário o qual foge às fronteiras das ciências ditas exatas.

Mas destacando alguns pontos temos aquele trecho em que cita Napoleão Bonaparte e a natureza!!!!!

É no mínimo uma ignorância achar que podemos entender as questões humanas tendo como norte apenas a BIOLOGIA!!!!

Depois de Bonaparte já tivemos FREUD e uma série de pensadores/as de várias áreas (Sociologia, Antropologia, Psicologia) que têm contribuído para a compreensão do humano para além do corpo. Temos instâncias psíquicas, desejo e não só células e hormônios...

O procurador faz uso de várias citações de um certo cônego que se coaduna com Bento XVI. Ora, a religião tem todo o direito de se expressar, mas o Estado não tem que viver sobre o jugo desta ou daquela igreja. O Estado Brasileiro é LAICO!!!!

E o Papa Bento XVI é uma das personalidades mais retrógradas que a Igreja católica já criou nos últimos tempos. Leia-se o fato dele incentivar as pessoas na África a não usarem preservativo, logo num país em que há cidades em que 50% de pessoas estão com Aids!!!!!

O texto do procurador é desrespeitoso com as pessoas transexuais ao acusá-las de usar a necessidade das cirurgias como um estratagema para inserir o que ele chama de casamento "guei".

Desdenha da condição dos/das transexuais, mostrando-se um IGNORANTE acerca desse tema.

Sugiro ao procurador que leia o livro “O que é transexualidade” (Ed. Brasiliense), da Socióloga Berenice Bento.

Como se não bastasse tenta classificar as mulheres a partir de seus úteros e ovários!!!!!

Por acaso é isso que nos identifica como mulheres??? O procurador é deselegante e desrespeitoso com as mulheres que, por exemplo, fizeram esterectomia e não têm útero e ovário... Por acaso são MENOS mulheres que as outras????

Desde quando o fato de ser homossexual desqualifica alguém para casar ou ter filhos? POR ACASO SER HETEROSSEXUAL É GARANTIA DE BOM CARÁTER? Por acaso ser gay faz com que alguém obrigatoriamente seja mau caráter, que não possa ter uma família???

O procurador fala de preservação de uma tal tradição que não devíamos abandonar, de costumes aos quais devíamos nos apegar eternamente.

Ora, a escravidão era costume antigo e deveríamos, pois, dar continuidade a ela? E por acaso, na Grécia os homens não já se relacionavam com homens??

Por que algo que se faz entre quatro paredes e que ninguém nem vê tem que ser usado como critério para classificar as pessoas????

Se instituído o casamento civil entre pessoas gays isto não seria obrigatório para todo mundo!!!!!! Não se trata como disse o procurador de se “impor essa escolha”!!! Só casaria com gay QUEM QUISESSE, obviamente!!!!!

E é claro que os heterossexuais continuariam formando famílias também afinal, o casamento civil gay não exterminaria os homossexuais da Terra, como qualquer pessoa de bom senso pode concluir.

Finalmente, terminar o texto clamando por VALORES UNIVERSAIS foi a gota d’água... E os/as indígenas, os/as ciganos/as, as pessoas que moram no Oriente do planeta com costumes e tradições muito mais antigas até que o Cristianismo? Todo o planeta terá que se moldar ao que quer o Vaticano?

KATIUSCIA PINHEIRO - cientista social (graduanda)