sábado, 6 de junho de 2009

Os outros

Ninguém duvida da importância do meio ambiente. Nem os que o destruíram e destroem, e lucraram e lucram com isso, nem os que almejam ou precisam de sua preservação. Mas, poucos são os que “se matam” em atitudes à altura de sua festejada importância, principalmente, quando se trata de evitar que o mal ambiental se consuma. É mais fácil visualizar o caldo derramado; predizê-lo, parece agouramento. E assim vamos.

Como o que é de todos não é de ninguém, sempre esperamos que alguém, – não nós porque temos outras ocupações, essas, sim, privativamente nossas, “mais importantes”–, assuma a obrigação e os riscos de defendê-lo.

Além disso, quem causa dano ao meio ambiente são sempre os outros. Nós não! Eles é que desperdiçam água, energia, alimentos, usam muitos automóveis, não orientam os filhos, não cobram atitudes, não se engajam em campanhas, não fazem nada. Eles.

Talvez por isso, os governos federal, estaduais e municipais se sintam sempre à vontade pra dizerem que agem acertadamente porque, também, só vêem falta nos outros.

Por ocasião deste Dia do Meio Ambiente (05/06), para a reflexão de todos, um grupo de entidades lança a seguinte nota contra o desmonte da política ambiental brasileira. Veja.

Nenhum comentário: