terça-feira, 16 de junho de 2009

Sem respostas

Na quinta (11/06), falamos com o colega José de Ribamar Froz Sobrinho (8825-XX01) e lhe encaminhamos por email (jfroz@) as perguntas de uma entrevista. Na véspera, havia sido nomeado e empossado no cargo de desembargador. Apesar dos nossos telefonemas, mensagens e emails posteriores, não obtivemos retorno.

Amanhã (17/06), às 10 horas, o Tribunal de Justiça realiza a sessão solene para recebê-lo como desembargador. Nossa expectativa é de que o colega possa contribuir com a imperiosa mudança de face do judiciário.

Abaixo, publicamos as perguntas. As respostas, quando chegarem; se.

01. O CNJ está cobrando uma justiça eficiente e proba. Nesses pontos, foram detectados vários problemas no judiciário maranhense. Já tem idéia do que fazer para ajudar a reverter esse quadro?

Resposta:

02. Independência e credibilidade. Devido à forma de sua escolha, pelo quinto constitucional, será mais vigiado nesses aspectos. Fará esforço extra para superar algumas expectativas negativas?

Resposta:

03. Ninguém impugnou sua candidatura, mas minaram comentários de que não preenchia o critério da reputação ilibada, porque lhe seriam imputadas condutas de “subtração de documento público, advocacia administrativa e coação no curso do processo”. O que é que há?

Resposta:

04. A sociedade discute a adoção de novas posturas pelos integrantes da cúpula do judiciário, como o fim de mordomias. Carro oficial e segurança militar, qual será sua posição a respeito?

Resposta:

05. O que mais pesou em sua escolha: 1) o conhecimento jurídico e a reputação; 2) a articulação pessoal e política do candidato, dos familiares e amigos; 3) a atuação eficiente do tio como presidente do tribunal; 4) a soma desses fatores.

Resposta:

06. Sobre o Ministério Público?

Resposta:

Nenhum comentário: