quarta-feira, 24 de junho de 2009

Voz nas ruas

Aconteceu e vai acontecer de novo. Nesta segunda (22/06), ocorreu o lançamento do Tribunal Popular do Judiciário. Pela manhã, representantes de entidades e delegações de vários municípios se reuniram no auditório da OAB-MA. Depois, se concentraram em frente ao Tribunal de Justiça, na Praça Pedro II, e caminharam pela Rua de Nazaré e Rua Grande, até a Praça Deodoro.

Foto de Zema Ribeiro, extraída do blog tribunal popular do judiciário
Manifestantes em frente ao Tribunal de Justiça


Coordenam os trabalhos do TPJ: Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Associação de Saúde da Periferia (ASP), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste V (CNBB-NE-V), Pastorais Sociais, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDDH), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Rede/Fóruns de Cidadania, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Centro de Direitos Humanos (CDH) de Açailândia, Movimento Reage São Luís e Comissão de Justiça e Paz.

Neste ano, deverão ser realizadas outras reuniões do Tribunal Popular do Judiciário em 4 regiões do Estado. O objetivo do movimento é fazer com que a voz de segmentos populares seja ouvida para a construção de um novo judiciário.

Dentre o rosário de denúncias levantadas pelos participantes: comarcas sem juízes ou promotores e comarcas com TQQs (os que só trabalham terça, quarta e parte da quinta). É bom dar ouvidos.

Um comentário:

zema ribeiro disse...


obrigado pelo espaço, juarez. é bom que esse grito ecoe. bom e necessário. grande abraço!
zema ribeiro
zemaribeiro@gmail.com
http://zemaribeiro.blogspot.com